Aquecimento do jogão da semifinal: Mundial de Futebol de Rua em São Paulo

Escrito por:

08/07/2014

ViewImage (4)

A Volkswagen do Brasil patrocina o Mundial de Futebol de Rua no Brasil, que  tiveram início ontém, dia 7 de julho e  e seguem até sexta-feira  dia 11 de julho em arena montada no Largo da Batata, em São Paulo. A final será realizada no sábado dia 12 de julho na Avenida Ipiranga, no Centro da cidade. Confira, abaixo, a programação completa, que tem entrada gratuita em todos os dias. O Mundial de Futebol de Rua no Brasil conta com o apoio do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, que é promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com suporte da Volkswagen. O campeonato é realizado pela instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), pelo Movimiento de Fútbol Callejero e pela ONG Ação Educativa.

Os 24 times participantes, de 20 países, são formados por 300 jovens assistidos por projetos sociais nas comunidades onde vivem. Além de promover a solidariedade, a cooperação e a inclusão social, o Mundial de Futebol de Rua no Brasil também está permitindo a integração desses jovens, que têm experiências de vida diversas, uma vez que são de países com realidades bem diferentes em muitos aspectos, tais como social, político, religioso, econômico ou cultural. O time de Israel, por exemplo, conta com jogadores muçulmanos e judeus.

ViewImage (3)

Outro ponto interessante é que os times são sempre mistos (meninos e meninas jogam juntos), o que permite a integração entre os gêneros, com respeito dentro e fora de campo. Nos bastidores, esses jovens também estão trocando experiências culturais, tais como música e dança; fazem amigos de diversas partes do mundo; começam a aprender outros idiomas, conversam sobre questões políticas, econômicas; muitos deles, inclusive, viajam para fora de seu país pela primeira vez, realizando sonhos. Esta é a terceira vez que o Mundial de Futebol de Rua está sendo realizado. A primeira foi em 2006, na Alemanha; e a segunda, em 2010, na África do Sul.

ViewImage (6)

Por meio da metodologia socioeducativa do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte para promover uma cultura de paz, esses jovens estão aprendendo lições de cidadania e valores, como companheirismo, respeito, honestidade, educação e como conviver com as diferenças. No Brasil, o “Futebol de Rua” é um dos 12 projetos sociais oferecidos pelo programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, desde 2013.

O vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, Valdir Freire Dias (o Chalita), afirmou que é motivo de grande alegria reunir tantos países no Mundial de Futebol de Rua no Brasil. “O Futebol de Rua agrega valores e promove uma cultura de paz. Nós sempre incentivamos os trabalhadores da Volkswagen a se dedicarem e apoiarem trabalhos sociais. E aqui estamos visualizando o resultado de um projeto”, disse Chalita.

ViewImage

Segundo o ex-jogador de futebol argentino e idealizador da metodologia do “Futebol de Rua” Fabian Ferraro, essa prática esportiva e sociopedagógica busca entender o futebol como uma estratégia para gerar processos comunitários de transformação e impulsionar o desenvolvimento de lideranças. “O Mundial de Futebol de Rua promove a integração social, de diversas culturas, religiões e idiomas, entre jovens de periferias que vivem em situações difíceis, em locais onde geralmente há violência. O Mundial é estratégico porque muda realidades; esses jovens compartilham experiências e voltam de outra maneira para suas comunidades, muitas vezes assumindo o papel de líderes. Por meio do Futebol de Rua, eles começam a dialogar de outra maneira em suas comunidades”, afirmou Fabian Ferraro.

Países participantes do Mundial de Futebol de Rua no Brasil:

África do Sul
Alemanha
Argentina (Participa com 3 times)
Bolívia
Brasil (Participa com 3 times)
Chile
Colômbia
Costa Rica
Equador
Espanha (Catalunha)
Estados Unidos
Filipinas
Gana
Guatemala
Israel
Panamá
Paraguai
Peru
Serra Leoa
Uruguai

Programação do Mundial:

8 de julho (terça-feira) e 9 de julho (quarta-feira)
Horário: 09h00 às 16h00 (1ª fase de jogos)
Local: Largo da Batata (Avenida Brigadeiro Faria Lima, Bairro Pinheiros,  São Paulo – SP).

10 de julho (quinta-feira)
Horário: 09h00 às 11h00 (Últimos jogos da 1ª fase)
13h00 às 16h00 (Oitavas de final)
Local: Largo da Batata (Avenida Brigadeiro Faria Lima, Bairro Pinheiros,  São Paulo – SP).

11 de julho (sexta-feira)
Horário: 14h00 (Quartas de final)
17h00 (Encerramento com show)
Local: Largo da Batata (Avenida Brigadeiro Faria Lima, Bairro Pinheiros,  São Paulo – SP).

12 de julho (sábado)
Horário: 09h00 (Exibição de jogos amistosos e atividades artísticas)
14h00 (Semifinais e disputa do terceiro lugar)
15h00 (Final)
16h00 (Premiação e show de encerramento)
Local: Avenida Ipiranga (Altura da Praça da República, Centro, São Paulo – SP)

Entrada: gratuita para toda programação.

Além das atividades descritas acima, os jogadores também participam, desde o dia 1º de julho, de atividades de integração, apresentações culturais e jogos amistosos com a comunidade. O Mundial de Futebol de Rua no Brasil tem entre os parceiros a  Prefeitura de São Paulo. Mais informações, no site (www.mundialfutebolderua.org).