Avaliação: o “brasileiro” Range Rover Evoque HSE Si4

Redação de um veículo de comunicação voltado ao setor automotivo é assim: muita gente pedindo para avaliar um determinado veículo. Bom, o campeão de audiência foi o Range Rover Evoque que chegou a redação de Super Top Motor para uma semana de avaliação. Ah, isso sem contar de nossos amigos que sempre perguntavam quando íamos conhecer o Evoque.

Pois, bem! Um pouco de história: o Range Rover Evoque chegou aqui no Brasil em 2011. É, no Brasil, o campeão de vendas da marca com a 20 mil unidades desde o lançamento, responsável por 70% de vendas da Jaguar/Land Rover aqui. E, o melhor de tudo: já está sendo fabricado no País na unidade de Itatiaia, Rio de Janeiro juntamente com o seu irmão Land Rover Discovery Sport.

Bom, mas vamos ao que interessa: o Range Rover Evoque que, por onde passa, chama a atenção. O veículo chega com mudanças significativas em seu design exterior, como um conjunto de faróis traseiro e dianteiro completamente redesenhados, novo para-choque e grades frontais. Mais robusto e arrojado, a linha traz novas opções de cores de carroceria que podem combinar com tetos de cores distintas.

O modelo avaliado foi o Range Rover Evoque HSE Si4, com kit especial Black. Por dentro, bancos com novo design e uma maior gama de opções de acabamento uma ainda mais possibilidades de personalização. As mudanças também ficam por conta de um sistema de entretenimento com interface completamente renovada.

 

As mudanças mais significativas do Range Rover Evoque HSE Si4 ficam por conta do design. O modelo ficou com aparência ainda mais agressiva, muito pelo novo desenho do para-choque dianteiro, que abriga entradas de ar maiores, tanto a central quanto as duas laterais, o que exigiu o reposicionamento dos faróis de neblina em LED.

As grades de entrada de ar também mudaram e foram disponibilizadas em preto, para um ar mais esportivo. A nova assinatura dos faróis é uma das mais marcantes características da linha 2016 do Evoque. Com elementos em LED, os faróis dianteiros ficaram mais marcantes enquanto os traseiros são mais estreitos e estilosos.

Por fim, o aerofólio traseiro também foi completamente redesenhado e está ainda mais harmonioso com as linhas do teto do veículo. As rodas de liga leve e aro 18, 19 ou 20 – dependendo da versão – estão disponíveis em três cores de acabamento: prata, cinza ou preto e complementam o estilo robusto do veículo.

Por dentro, o novo design dos bancos traz mais esportividade e gama ainda maior de cores e materiais de acabamento oferecem uma imensa possibilidade de personalização.

Como um legítimo Range Rover, o Evoque 2016 traz níveis altíssimos de luxo e esmero no acabamento. Bancos em couro de alta qualidade que podem trazer costura em cor contrastante, painel, portas e volante também em couro e ausência quase total de plastico nos comandos, substituído por materiais nobres como alumínio e piano black.

O novíssimo sistema de entretenimento In Control traz interface completamente reformulada com comandos mais intuitivos. O sistema de som Meridian que pode chegar a 825W de potência e até 17 alto-falantes de acordo com a versão.

A linha Range Rover Evoque HSE Si 4 é equipado com o bom motor Si4 de 240 cv de potência e 340Nm de torque, capaz de levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e à velocidade final de 217 Km/h. Para melhoria no consumo de combustível, conta com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.

A caixa de câmbio ZF-9HP é uma obra-prima em termos de dimensões por ser extremamente compacta. Sua relação de marchas foi configurada para oferecer mais força em velocidades reduzidas ou em situações de retomada, ideais para ultrapassagens. Já em velocidade de cruzeiro, as rotações são bastante reduzidas o que ajuda na economia de combustível, na preservação do motor e permite um nível quase imperceptível de ruído na cabine.

Tecnologicamente falando, algumas novidades no Evoque: o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.

Já a tecnologia de Vetorização de Torque (Torque Vectoring) distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade.

Os sistemas de auxílio à condução incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.

O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.

O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.

Dirigir o Range Rover Evoque HSE Si4 é um grande prazer. Além de muito charmoso, ele tem esportividade. Sistema de motor câmbio muito bem resolvidos, freios seguros e sistema de suspensão adaptado para o piso irregular do Brasil. Seu preço é de R$ 252.900.

 

Fotos: Eduardo Nabuco

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